Loading...

Dica Para Sua Banda Fazer Bonito No Ao Vivo

Dica Para Sua Banda Fazer Bonito No Ao Vivo

Descubra A Estratégia Que Pode Mudar Sua Maneira De Projetar Seu Som

Vamos descomplicar a nossa vida?

Vejo uma confusão rondando os bastidores do mundo do áudio e da música. Na verdade, é uma falta de clareza do que realmente acontece com seu som. Essa incerteza traz muita desordem, tanto dos técnicos de áudio quanto dos músicos. Há uma misturada de informações e de linguagem que, técnicos e músicos, acabam criando uma barreira entre eles, desnecessária.

Músicos se organizam, ensaiam, e pensam em atingir seu público com energia e entusiasmo da banda. Já os técnicos preparam seus equipamentos, montam o palco, e pensam em atingir o público com potência sonora, equalizações, compressões, e outras coisas.




Até aí, tudo bem, pois cada um está no seu universo. O momento crítico é a chamada passagem de som. Esse é um momento tenso, um momento onde os dois ficam soltando suas farpas, pois o problema na realidade, é o diálogo.

Bem, para resolver esse sufoco, alguns produtores musicais (eu também uso esse método), pensaram em universalizar a interação, uma vez que a própria música é considerada uma línguagem universal.

Vamos analisar duas palavras!




Desenho e Som!

Pense em “Desenho” como uma representação. Sabemos que é uma ilustração de algo. Então, se encaixa melhor no mundo do áudio, pois os técnicos estão sempre a procura de uma  caracterização.

Pense em “Som” como uma sonoridade. Sabemos que está ligado ao movimento. Então, se encaixa melhor no mundo musical, pois os músicos estão sempre a procura de timbres.

Pois bem, a grande sacada é unir “Desenho” e “Som”, trabalhando de maneira imparcial para que haja um envolvimento dos dois lados de dependência e não de rivalidade.




A unidade se chama Design Sonoro!

Isso mesmo!!

Uma proposta projetada para que o ambiente de criação musical esteja relacionado com as ferramentas tecnológicas de áudio, através do Design Sonoro.

O Design Sonoro nada mais é do que uma planta, um delineamento de todo o deslocamento sonoro desde o instrumento musical até ao ouvido da pessoa sentada no último lugar do local do evento. É o planejamento da funcionalidade sonora, ou seja, toda a ilustração do movimento do som do palco para a platéia.

Quando o produtor sabe utilizar bem esse método, é possível manipular a configuração criando várias formas sonoras no ambiente, alterando frequências a ser mais ouvidas ou as que causarão problemas. Pode criar atmosferas e até mesmo a sensação de um outro ambiente! Não é demais?!




Então, escolha bem seu produtor, perceba se ele domina esses conceitos, para sua vida ficar mais fácil! Veja se ele está disposto a ouvir as ideias de sonoridade da banda e esteja pronto e aberto para as sugestões desse produtor.

Espero que tenha curtido!

Um grande abraço e até o próximo post!

Deixe seu comentário abaixo!

 

Os campos marcados com * são obrigatórios
Share:
Contato

Henrique Arão
henrique@aastudios.com.br
(11) 96839-5333

Diego Pacioni
diego@aastudios.com.br
(11) 97605-2945

Rua Senador Nilo Coelho, 899
São Matheus - São Paulo

Atendimento: 9hs às 19hs

AA Studios

Nós do AA Studios temos tudo que você precisa para a sua música. Especialistas em produção de música para meios audiovisuais (Publicidade, Jingles, Spots, Games, Documentários, Vídeos Institucionais, Longa e Curta Metragem), produção de cantores e instrumentistas, além de Análise de Referência e confecção de partituras.

2017 © Desenvolvido por| Agência de Marketing Digital SP