Loading...

Dica Sobre O Melhor Software De Gravação

Dica Sobre O Melhor Software De Gravação

Saiba Qual DAW Será A Melhor Para Você

Sabemos que todo o processo de gravação é muito importante e cada detalhe faz uma gigantesca diferença no resultado final. Estou também incluindo a captação de áudio, pois ela é a peça fundamental para o timbre equilibrado ou com outras características. Me refiro ainda sobre as técnicas de gravação que tem as suas famosas “formulinhas” (apesar de muitos não gostarem muito do termo) para chegar em um resultado aceitável ou convincente.

Aí você me pergunta: ok, mas o que isso tem com o software de gravação? Eu respondo: tudo!

Vejamos, todo processo de gravação, mesmo na pré-produção, você já tem em mente qual software estará usando, então quando fala em captação de áudio, logo imagina a sua DAW funcionando, imagina as cores das tracks, o cursor, onde estarão as ferramentas de edição, e tudo mais!

Perceba também que quando está utilizando as suas técnicas de gravação, obviamente sabe onde está o botão de rec, play, return, ou seja, a sua janela de transport, e sabe muito bem como funciona os comandos para outras funções e que isso não lhe atrapalha e nem toma tempo para aplicar em suas técnicas.

Quando está com todo o registro sonoro no seu software de gravação, logo saberá salvar, aplicar fades, cortar, consolidar, copiar, loopar, alterar tempo, pitch, intensidade de sinal (volume)…

...mutar, solar, abrir novas tracks, deletar, colocar algo no grid, fazer mandada via bus, equalizar, comprimir, aplicar reverb, delay, analizar espectro de frequências, e entre muitas outras funções.

Agora, perceba que não citei nenhum software até agora e, se você entendeu todas essas funções citadas e até mencionou mais, você já tem o melhor software de gravação em mãos! O seu!

Isso mesmo! A melhor DAW é a sua, como o próprio nome diz, ela é a sua estação de trabalho de áudio digital. Então ela deve ter a sua cara, e você deve conhece-la muito bem, pois entendo que ela se parece com você!

Muitos perguntam uns para os outros com qual software de gravação trabalham com o objetivo de menosprezar uma ou outra DAW, como se isso fosse realmente influenciar no trabalho final de um produtor musical que sabe fazer muito bem o seu trabalho.

“Qual software você usa?… Ah…. eu uso o tal…, o pessoal da escola X, diz que esse é melhor… já experimentou?”

Conheça o trabalho ouvindo, antes de fazer essa pergunta! Vá no estúdio, saibas as técnicas de gravação que é aplicada ali, veja como o produtor trabalha, escute bastante o som do cara, depois analise se realmente caberá fazer tal pergunta e se realmente é necessário.

Espero que tenham gostado, até o próximo post!

Deixem um comentário abaixo:

Os campos marcados com * são obrigatórios
Share:
Contato

Henrique Arão
henrique@aastudios.com.br
(11) 96839-5333

Diego Pacioni
diego@aastudios.com.br
(11) 97605-2945

Rua Senador Nilo Coelho, 899
São Matheus - São Paulo

Atendimento: 9hs às 19hs

AA Studios

Nós do AA Studios temos tudo que você precisa para a sua música. Especialistas em produção de música para meios audiovisuais (Publicidade, Jingles, Spots, Games, Documentários, Vídeos Institucionais, Longa e Curta Metragem), produção de cantores e instrumentistas, além de Análise de Referência e confecção de partituras.

2017 © Desenvolvido por| Agência de Marketing Digital SP